Vejam essas dicas:
Filtro de café para drenar água de vasos
Vasos são lindos, mas precisam de cuidado e de água! Só que também pode fazer sujeira! A terra pode acabar escoando e sujando paredes e pratos. Além de mandar embora os nutrientes das plantas. Além da manta bindim, o que pode ser utilizado é filtro de café - inclusive usado! - Ele filtra a água e impede que a terra saia pelo furo de drenagem.
Jardim florido sempre
Adora flores e florzinhas? São lindas mesmo, só que duram pouco! Algumas nem chegam a 1 ano. Para ter o jardim sempre bonito, sem aquele trabalho de planta e replanta, experimente enterrar um pote e use os vasinhos como refil. Assim, que a planta começar a ficar feia, substitua por outra rápido, fácil e sem sujeira.
Economize uma grana. Replante verduras as que você compra.
Você sabia que pode replantar praticamente todas as verduras, que compra no mercado? Sem agrotóxicos! Economia e saúde! Por exemplo:
Cebolinhas: separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo somente a parte branca, cerca de 2,5 cm. Deixe num local ensolarado e dentro de poucos dias terá cebolinhas novas em folha!
Manjericão, hortelã, salsinha e alecrim: basta separar alguns galinhos, colocar num copo com água num lugar ensolarado, trocando a água de 2 em 2 dias. Assim que as raizes tiverem uns 2 cm, plante na terra em vasos ou canteiros.
Alho: aproveite as folhas do bulbo. Coloque um bulbo num recipiente com água e logo crescerá brotos que ficarão ótimos com batatas assadas, húmus, guacamole e qualquer tipo de salada por exemplo, mas use apenas as extremidades, que são mais saborosas.Alface: Pegue a cabeça da alface, aquela que ia jogar fora, e colocar numa vasilha com água, troque a água sempre que necessário. Nascerá folhas pequenas, mas saborosas e livres de contaminantes!
Sabia que é possível cultivar batata dentro de um vaso na sua casa?
Procure um vaso de aproximadamente 30x30cm. Ideal é um vaso com refil e boa drenagem. Preencha com terra adubada de 10 a 15 cm. Em seguida empurre a batata no solo, e adicione mais 5 cm de terra por cima dela. O ideal é manter a terra sempre bem úmida, mas não ao ponto de causar fungos e apodrecer a batata.
O balde deve ficar de preferência no seu quintal para pegar a luz solar. Depois do processo iniciado, espere até que os brotos das batatas cresçam, assim como seus caules e folhas. Quando a planta começa a crescer, você deve colocar mais terra no balde. Faça isso sempre até a terra chegar ao limite do balde. Mas cuide para não danificar as folhas ou cobri-las enterrando-as. Quando as folhas ficarem num tom marrom-amarelada, esse é o sinal de que elas estão prontas para a colheita.
Mãos à obra! Plante, traga vida para sua casa.
Fonte: SOS Solteiros / Jardim das Idéias
0 comentários: